O X Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais será realizado, na modalidade virtual, entre 6 e 10 de outubro de 2020. O evento é promovido pela Ponte entre Culturas e o Consiglio Generale degli Italiani all’Estero (Conselho Geral dos Italianos no Exterior) – CGIE, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Sede e Campus Governador Valadares e conta com o apoio institucional do Consulado da Itália em Belo Horizonte.

O X Seminário conta também com o apoio das seguintes instituições e entidades: Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) – Governo de Minas, Universidade Federal de São João del Rei, Instituto Federal do Sul de Minas, Universidade Vale do Rio Doce, Mestrado Profissional em Administração da Fundação Pedro Leopoldo, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET/Campus Timóteo, Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, Comitato degli Italiani all’Estero – COMITES MG, Ente Friulano Assistenza Emigrati – EFASCE, Casa d’Italia de Barbacena, Associação Ítalo brasileira San Francesco di Paola – Juiz de Fora, Associazione Lucchesi Toscani nel Mondo de Jacutinga, Círculo Ítalo brasileiro do Sul de Minas – Poços de Caldas, Associação Cultural Italiana do Triangulo Mineiro, Circolo Trentino de Ouro Fino, Circolo Ítalo brasileiro de Monte Sion, Circolo Italiano di Andradas.

A participação é pública e as inscrições serão gratuitas. A programação engloba apresentação de trabalhos elaborados a partir de pesquisas, concluídas ou em andamento, sobre as influências italianas em três linhas temáticas: 1. O desenvolvimento econômico e social na diversidade regional mineira; 2. A formação cultural e identitária em suas manifestações materiais e imateriais; e 3. A difusão, organização e popularização dos esportes em Minas Gerais. Está prevista também uma sessão internacional com a participação de convidados italianos. O evento pretende ser interdisciplinar e multidisciplinar, abrindo espaço para a contribuição de diferentes áreas do conhecimento e abordagens nas pesquisas sobre a presença italiana em Minas, sobre os seus impactos no território em todas as temporalidades e em todos os aspectos: socioculturais, políticos, demográficos, socioeconômicos, etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *