Dúvida surgiu após Folha revelar municípios que teriam recebido vacinas próximas do vencimento,

Jacutinga ganhou destaque nos noticiários nacionais devido a possibilidade de ter sido um dos municípios a aplicar vacinas vencidas em seus cidadãos. É que o jornal Folha de São Paulo divulgou matéria com a relação de alguns municípios que teriam recebido vacinas com prazo de validade próximo do vencimento, entre os quais estava Jacutinga.
De acordo com a Folha de São Paulo, segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 1.500 municípios brasileiros teriam recebido doses de lotes expirados da vacina AstraZeneca. Em Jacutinga, duas doses com vencimento em 29 de março teriam sido ministradas, pelo que a Secretaria Municipal de Saúde iniciaria uma investigação para detectar quem teria recebido estas doses.

Quando a notícia ganhou destaque a Prefeitura se calou e não trouxe sequer uma nota para conter o desespero dos que receberam a vacina, ampliando o temor dos jacutinguenses vacinados.

Após tanta polêmica e a angustia dos vacinados em Jacutinga, a Prefeitura divulgou nota afirmando que não houve vacinação com doses vencidas, pois desde o início da entrea das vacinas em Jacutinga o Departamento de Vacinas foi alertado para ficar atento à validade das vacinas, e por isso as duas dozes foram ministradas ainda dentro do seu prazo de validade.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, averiguar a validade das vacinas faz parte da rotina diária do Departamento de Vacinas, independente da sua destinação.
Graças a eficiência e profissionalismo do Departamento de Vacinas de Jacutinga, o pior não aconteceu, mas a falha de comunicação da Prefeitura com a população não impediu que o temor tomasse todos os vacinados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *