À exemplo de Jacutinga, que ostenta o título de Capital Nacional das Malhas, Monte Sião poderá se tornar a Capital Nacional da Moda Tricô.
Um projeto do Deputado Federal Reginaldo Lopes (PT-MG) poderá reconhecer este título, e já passou pela CCJC – Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, que vai conferir a Monte Sião este título.
A proposta do Deputado, que recebeu parecer favorável do relator, Patrus Ananias (PT-MG), tramitou em caráter conclusivo e, portanto, pode seguir para a análise do Senado, a não ser que se tenha recurso para a votação em Plenário. “Hoje em dia no município mineiro de Monte Sião, temos cerca de 1.200 pequenas indústrias e cerca de 1.500 lojas espalhadas não só no centro comercial, mas por toda a cidade. A atividade de malharias corresponde a cerca de 90% da arrecadação municipal”, disse o parlamentar.

O Deputado disse ainda que “O modo Monte-sionense de fazer malhas em tricô é carregado de história, e essa atividade industrial têxtil, que no passado já foi artesanal, marca fortemente a identidade do município. Hoje, 90% da população de Monte Sião se organiza em torno da Moda Tricô. Uma verdadeira vocação, que se adéqua às novas tecnologias”, comentou o Deputado.
O Reconhecimento deste título para Monte Sião, também trará benefícios para Jacutinga, pois ambos compõem o Circuito Turístico das Malhas, que conta ainda com Ouro Fino, Inconfidentes e Borda da Mata, o qual será fortalecido com este título de Monte Sião, despertando nos visitantes o interesse de conhecer todas as cidades que compõem o circuito turístico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *