Por Rayza F. Silva – Acadêmica UFLA,

Um dos grandes desafios das organizações é alcançar seus objetivos, sendo em geral se tornar cada dia mais importante e se destacar no mercado, oferecendo serviços de qualidade e indo além que seus clientes esperam e seus concorrentes proporcionam.
Atualmente existem diversas formas de gerenciar um negócio de sucesso, acredito que o acompanhamento da gestão diariamente através de um planejamento estratégico seja essencial, afim de auxiliar em que posição se deseja chegar e o que se torna necessário durante a sua caminhada.
Mas você como gestor ou quem sabe futuro gestor, sabe o que é um planejamento estratégico? Se não, vamos lá!
Antes de iniciarmos é melhor compreendermos a sua definição: Planejar é o ato de criar um plano para alcançar um objetivo e estratégia é como iremos explorar as melhores possibilidades para se obter êxito no objetivo definido.
Em uma organização se refere ao processo de criação e execução de estratégias para alcançar os objetivos dentro da empresa, sendo realizado através da definição de metas, tomadas de decisões, e ações para que se possa obter o sucesso empresarial.
Como base para iniciar um planejamento estratégico, podemos utilizar três perguntas como base:

Onde sua empresa está? Onde quer chegar? e, Como chegará lá?

Se você assistiu Alice no País das Maravilhas certamente se lembra quando o gato fala a seguinte frase para ela em seu diálogo com a menina: “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve!”. Portanto, em uma gestão empresarial devemos ter objetivos claros, traçados com metas e tarefas determinadas, estruturando-se em conjunto com sua cultura e valores.
O primeiro passo na criação do seu planejamento estratégico é identificar a sua posição no mercado e reconhecendo seus principais problemas. Essa analise poderá ser realizada com seus clientes e colaboradores através de uma conversa informal e pela aplicação de questionários. Sendo o principal o autoconhecimento sobre a sua empresa para adquirir visão de crescimento. Em seguida utilize uma analise SWOT, ferramenta utilizada para identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças sobre a sua empresa.
Coloque em seu planejamento seus objetivos, sendo de suma importância realizar uma reflexão consistente e que seja de acordo com a realidade.
Traçados seus objetivos e metas, é o momento de coloca-los em práticas, acompanhando e auxiliando o desenvolvimento com sua equipe, afim de garantir que as ações estabelecidas sejam realizadas de acordo com o planejado. Procure acompanhar regularmente para que se possa identificar falhas e corrigi-las antes de um possível prejuízo.
O planejamento estratégico é uma forma da organização colocar em pratica de forma mais concreta os seus objetivos, sendo eles para os próximos meses ou anos, antecipando seus riscos em tomadas de decisões. Resultando em uma visão mais clara sobre os objetivos traçados para sua empresa, transformando as estratégias em ações concretas e promissora, promovendo a integração na organização, oferecendo vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.
Espero ter esclarecido um pouco de suas dúvidas sobre planejamento estratégico e contribuído para uma gestão mais eficiente para sua empresa. Na próxima edição trarei mais dicas sobre gestão.
Até lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *