Por Rayza F. Silva – Acadêmica UFLA,

Análise SWOT é uma ferramenta utilizada no meio administrativo para avaliação do ambiente interno e externo da organização, explorando seus pontos positivos e negativos, sendo a sua abreviação das seguintes palavras em inglês, strengths, weaknesses, opportunities e threats, que significam forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, por essa ordem.
Na última edição falamos sobre planejamento estratégico, a análise SWOT, é usada por muitos gestores no auxílio do planejamento, pois é responsável por identificar as vantagens e desvantagens das organizações, propiciando o desenvolvimento de projetos mais consistentes, tendo em vista as características da empresa no mercado que se encontra inserido através da análise realizada.
Para você entender melhor, vamos lá! Vou explicar para você o que cada conceito significa se referindo a ferramenta de análise sobre a sua empresa.
Forças: Ela representa seus pontos fortes da organização perante o mercado, incluindo seu diferencial referente aos seus concorrentes, portanto, quais são as vantagens da sua organização?
Fraquezas: O conceito fala por si, a fraqueza são as suas desvantagens no mercado, levando em consideração o que prejudica o desenvolvimento da sua empresa, aquilo que atrapalha o seu desenvolvimento, você pode começar a se perguntar “ Os meus processos internos estão alinhados com o meu propósito/ou projeto em execução?”
Oportunidades: São os eventos que influenciam positivamente sua empresa, e abrem portas para o seu desenvolvimento. Como as oportunidades são eventos futuros e não podem ser controlados, podem acontecer das mais diferentes formas, como por exemplo, mudanças na economia, taxas de juros e dentre outros. Sendo, portanto, necessário realizar uma pesquisa para encontrar suas oportunidades.
Ameaças: É o contrário das oportunidades, podemos dizer que é tudo aquilo que pode prejudicar o desenvolvimento de seus negócios, sendo totalmente fatores externos. Mas devemos buscar prever as possíveis situações que possam prejudicar sua empresa e assim, planejar medidas preventivas.

Para se obter uma boa análise SWOT busque compreender o comportamento do mercado, seu diferencial perante os concorrentes do ramo em que você estiver inserido, e principalmente explore suas oportunidades. Assim, permite-se criar cenários futuros, com informações para o seu planejamento estratégico, oferecendo suporte nos seus processos de tomadas de decisão.

Por fim, somente com uma visão holística sobre seu empreendimento você poderá alcançar seus objetivos com sucesso, compreendendo todas as partes que compõem o seu negócio. Então, como diz Sun Tzun, general e estrategista chinesa, “Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contras as ameaças”. Acredito que seja um bom conselho para você empreendedor.
Espero ter ajudado e nos vemos na próxima edição. Até mais!

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