Dando prosseguimento as entrevistas com os pré-candidatos a Prefeito, abordaremos hoje cinco temas de interesse público

Dando prosseguimento a série de entrevistas com os pré-candidatos à Prefeito de Jacutinga sobre as principais propostas de governo para que os eleitores possam avaliar melhor os possíveis candidatos, uma vez que a campanha eleitoral foi reduzida para apenas 45 dias, vamos enfocar nesta edição os temas: Geração de Emprego, Habitação, Abastecimento de Água e Apoio as Malharias. Vamos dar novamente enfoque ao Turismo, uma vez que se trata da mola mestra da nossa economia e tem repercussão na vida dos jacutinguenses.

Novamente encaminhamos o mesmo questionário e regras para os quatro pré-candidatos à Prefeito conhecidos da população: o atual prefeito Melquíades de Araújo, o ex-prefeito Darci de Morais Cardoso, o médico e vereador Gilmar Firmo do Prado e o ex-vereador Ronaldo Israel de Vasconcelos.

Novamente, dos 4 pré-candidatos, somente o ex-prefeito Darci Cardoso respondeu aos nossos questionamentos encaminhando as resposta dentro do prazo pré-estabelecido, pelo que vamos levar aos leitores apenas as respostas recebidas, e em outra oportunidade abriremos novamente à todos pré-candidatos, salientando desde logo que todos estão convidados a apresentarem seus programas aos jacutinguenses, através de nosso jornal.

Geração de Emprego

Para o ex-prefeito e pré-candidato Darci Cardoso, o próximo prefeito de Jacutinga deverá investir para que nossas malharias tenham sucesso, pois oferecem emprego de qualidade aos jacutinguenses e ainda impulsionam e respondem ainda que indiretamente pela economia do nosso município.

Mas a diversificação da economia que foi iniciada com a vinda da Danone, Metalúrgica Jacutinga e Delphi para Jacutinga tem que ser mantida. ele lembra que o gasoduto que foi conquistado em sua gestão com apoio do Deputado Dalmo Ribeiro, coloca Jacutinga em uma situação privilegiada para atrair novas empresas como a Verállia, recém-instalada, e isto deverá ser melhor explorado.

Quem assumir a Prefeitura deve ainda adotar um processo seletivo dos servidores da Prefeitura mais transparente e imparcial, para que todos tenham as mesmas oportunidades de ingressarem no serviço público municipal. Ele acredita que se o próximo prefeito agir desta forma, nestes 3 segmentos será possível gerar não só emprego, mas empregos de qualidade aos jacutinguenses, que independente de qual setor escolham para atuar, terão oportunidade de crescimento.

Deverá ser criado também um site interativo de Jacutinga, para divulgar toda a cidade, desde as opções turísticas, como o potencial que a cidade oferecer para atrair turistas e também investimentos. É necessário ainda construir um mercado anexo a um grande Centro de Convenções, para que se atraiam grandes eventos e os jacutinguenses possam vender produtos artesanais de toda a espécie, gastronômico, decorativo, dentre outros.

Habitação

Entendo que o próximo prefeito deve adotar programas que ofereçam moradias prontas para a população, como foi feito em meu primeiro mandato, pois nem todos tem facilidade para construir sua casa com qualidade. Entendo também que deverão ser construídas no mínimo 300 novas unidades, para que o déficit habitacional de Jacutinga seja amenizado, pois com a chegada de novas empresas a tendência é que a população cresça rapidamente, exigindo novas casas.

O próximo gestor deverá criar ainda uma cooperativa habitacional, onde a Prefeitura custeie algumas das unidades, e com parte das parcelas pagas pelos contemplados seja possível continuar construindo novas casas, para que sempre haja novas unidades disponíveis para atender as necessidades da população carente, que veem no aluguel o maior desafio ao seu orçamento familiar.

Abastecimento de Água

Como eu, o próximo Prefeito deve se preocupar com a água de Jacutinga, pois somos uma estância hidromineral e não se justifica captar o esgoto da cidade para se abastecer as casas. O próximo Prefeito terá que mudar a captação que é feita abaixo da descarga do esgoto da cidade para que melhore a qualidade da água.

Penso também que o próximo Prefeito deve construir uma ETA – Estação de Tratamento de Água, para atender 70 mil pessoas, pois Jacutinga está crescendo rápido e isto resolveria o problema de água pelos próximos 50 anos.

Apoio às Malharias

Como eu disse, as malharias são o carro chefe da cidade e o próximo Prefeito não pode se esquecer delas. Ele poderá, porém, atrair confecções que trabalhem com lingerie, pijamas e jeans, pois com a diversificação da produção, inclusive com as malharias produzindo verão, teremos turistas o ano todo e as malharias ganham junto, beneficiando toda a cidade. Terá que fazer ainda 3 feiras por ano: a FestMalhas já consagrada, uma de verão e uma feira de atacado, pois assim proporcionará mais oportunidades para todos os jacutinguenses.

TURISMO

Na primeira oportunidade que tive deste jornal para levar para população alguams ideias de avanço para Jacutinga, falei sobre algumas sugestões para o setor de turismo, mas quero destacar mais uma vez algumas propostas que impulsionariam o turismo de Jacutinga:

A construção de um grande Centro de Convenções para atrair grandes eventos para cidade; a construção de um teleférico – talvez das Sete Voltas até a antiga Delphi – a criação de novos pontos turísticos no município, como estruturar a Cachoeira da Saudade, (Albertina), o Pico da Forquilha, Alta Alegre, dentre outros locais com potencial turístico.

É preciso deixar Jacutinga melhor que Serra Negra, para receber turistas o ano inteiro e movimentar tanto lojas quanto hotéis, bares e lanchonetes e o comércio como um todo para que todos possam ganhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *